MAC e resumo de aprendizado - Unidade Temática 08


Muito interessante e produtiva as unidades dadas na semana anterior. Aprendi que os empresários precisam desenvolver as competências empreendedoras (iniciativa, persistência, autoconfiança, dentre outras) para realizar ações inovadoras nas empresas. Entendi o quanto é fundamental definir objetivos e metas, pois caso contrário a persistência dos empresários, que é uma característica fundamental, se torna em vão e rotineira. E que também os empresários precisam ter visão psicológica do empreendedorismo para reconhecer a importância de empreender na sua empresa.
Compreendi que ao visitar as empresas, devo prestar bastante atenção nas ações do proprietário, o que ele faz e como faz para wntão ter subsídios na elaboração do meu diagnóstico. Vejo como importante incluir o estilo de liderança que os empresários apresentam nas MPE, pelo fato deste estilo interferir em ambientes que ajudam e bloqueiam a inovação. Como ALI devo mostrar o melhor caminho para os empresários realizarem ações empreendedoras, para que estes me vejam como uma parceira e uma oportunidade de crescimento.
Compreendi que há oportunidades inovadoras na própria instituição ou em seu setor, sendo importante como ALI conhecê-las para propor pequenas inovações que gerem resultados econômicos para o empreendedor, favorecendo a permanência da MPE no mercado e gerando competitividade. Devo agir com os empresários nas semelhanças empreendedoras, pois características empreendedoras distintas podem gerar conflitos.
Para a inicialização do processo de inovação em uma MPE é necessário a realização de um diagnostico e através disso traçar os passos que devem ser seguidos para o sucesso final no processo de inovação. Para isso, fazemos um mapa estratégico onde podemos determinar um plano de ação, focando na inovação e consequentemente disso a sustentabilidade e competitividade da MPE. Porem, infelizmente não é o que percebemos atualmente nas MPE’s, elas não fazem um planejamento formal para que elas possam estabelecer com isso suas metas e expectativas para o futuro.Devido a falta de informação, mais de 90 % a MPE’s desconhecem os órgãos existentes de fomento e tecnologia e cabe ao ALI informar e aproximar esses empresários a esses órgãos.
Em uma empresa podemos inovar não só um produto, mas também toda a cadeia produtiva que o cerca como, por exemplo, no processo produtivo, organização ou mesmo uma nova estratégia de marketing.

No MAC desta unidde visitamos uma empresa chamada COMATEL, de material eletrico e de construção. Pude observar que a empresa apesar de bem pequena, não tinha muita organização (não fugia a realidade da maioria das MPE).Mas o que me chamou a ateñção foi a forma como fomos tão bem recebidos, a empresária fez contar de ressaltar como estava feliz com este novo projeto do SEBRAE e que mal podia esperar para que fossemos lá atuar pra ajuda-la a melhorar o seu negocio que era quase como um filho para ela. Essa paixão pela empresa me chamou muita atenção e despertou em mim uma vontade muito grande de querer ajuda-la. A paixão dela pelo "filho" me contagiou.
Enfim os dois MAC’s realizados foram muito importantes pois me ensinou como trabalhar em grupo de uma forma mais produtiva, executando e debatendo cada uma das opiniões dos integrantes. Respeitando as divergências e negociando posicionamentos.

Comentários

  1. Tati...queria que relatasse sobre os indicadores empresariais de inovação.

    Te aguardo.

    Augusto Rezende

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  2. Olá Augusto, um empreendimento para ser considerado inovador deve apresentar alguns indicadores que podem ser tanto quantitivos quanto qualitativos e que servirão de base de apoio para definir o grau de inovação.
    Os indicadores qualitativos são todos aqueles que podem ser expressos em números, como total de investimento em P&D, percentual injetado em programas de reconhecimento e recompensa como estímulo a inovação,entre outros. E os indicadores qualitativos que podem dar uma dimensão do quanto a empresa se preocupa com a satisfação do cliente, adoção de práticas de cuidado com a saúde do colaborador etc. Fizemos também uma breve introdução do relatório de diagnóstico que estamos utilizando na unidade temática 09, onde os indicadores são definidos dentro de várias dimensões ( A a M) sendo divididos em: oferta, plataforma, marca, clientes, soluções, relacionamento, agregação de valor, processos, organização, cadeia de fornecimento, presença, rede e ambiência inovadora.E dentro de cada um destes grupos são avaliados vários fatores que recebem notas e a somatória da nota obtida neste relatório irá para um gráfico em rede onde poderemos avaliar o grau de inovação. Sempre lembrando que o papel do ALI é o de refletir junto ao empresário para que ele mesmo seja capaz de enxergar os pontos fracos de sua empresa e nos lhe daremos o suporte necessário para que ele, o empresário, possa encontrar tudo o que precisa.

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