Unidade Temática 03 - O Sebrae e a estrutura organizacional.

Na quinta-feira foi um dia exclusivo para conhecermos melhor a Estrutura do SEBRAE. Pude perceber que todas as diâmicas em grupo aplicadas pelo facilitador nos levava a refletir sobre a importância do SEBRAE no contexto regional e nacional. Conhecemos como o sebrae funciona, suas areas de atuação e um pouco da sua história.
Uma atividade que foi passada em sala de aula e que me chamou bastante atenção, foi a leitura de um texto onde pude perceber que o processo de formação do SEBRAE sempre esteve intimamente relacionado ao processo histórico político e econômico da sociedade brasileira. Talvez por minha própria formação eu não possa deixar de fazer esta análise. Por isso notei todas as principais fases de desenvolvimento deste orgão são claramente contextualizadas na economia brasileira: desde sua criação em 1960 ( Governo JK - Periodo Desenvolvimentista) sua consolidação na década de 80( crise do Petróleo de 1979 a 1981, crise econômica mundial onde muitas pessoas perderam o emprego e começaram a abrir seus proprios negocios) até a decada de 1990, quando o SEBRAE se desvincula do poder publico ( Advento do Liberalismo). Com certeza foi uma unidade bastante esclarecedora sobre a dimensão da importância de orgão como o SEBRAE.

Comentários

  1. Tatiane, bom post.

    Para fecharmos o entendimento dessa UT, você relata "Pude perceber que ......a importância do SEBRAE no contexto regional e nacional. " pode explicar melhor?

    Te aguardo.

    Augusto Rezende

    ResponderExcluir
  2. Augusto,

    Entendi que o papel do SEBRAE é o de auxiliar aquele empresário de micro e pequena empresa atraves de projetos coletivos ou individuais, de forma a contribuir ao desenvolvimento desta importante parcela do mercado, que como foi dito em outro post chega a 98%. O SEBRAE funcionaria como parceiro neste processo de crescimento e desenvolvimento regional e nacional.

    ResponderExcluir
  3. Tudo certo Tatiane...

    UT fechada.

    Augusto Rezende

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas