Unidade Temática 04 - Técnicas de Negociações

Esta unidade nos foi dado no dia 02 de abril de 2010 - Sexta-feira Santa. Havia me programado para cuidar de outras coisas nesta data, pois pensei que não haveria aula. Mas nem de longe ter os planos cancelados foi algo ruim. Primeiramente gostaria de destacar minha simpatia e admiração por esse palestrantes sr. Ricardo que nos deu uma aula-show sobre como entender o comportamento e interpretar gestos para administar melhor uma negociação. Numa avaliaçao particular, esta unidade sem duvida foi a quem mais me chamou atenção.
Muito comunicativo e extrovertido o sr. Ricardo soube nos passar tanta informação de maneira tão clara e descontraída que cheguei a lamentar que esta unidade fosse de apenas um dia. Aprendi a importância de nos focarmos nos problemas não nas pessoas. E que a atenção ao comportamento e gestos do outro pode nos trazer vantagens numa mesa de negociação. O homem é um animal social ( Aristóteles), e existem diferente tipos de personalidades e compreender a perspectiva do outro, nos permite traçar estratégias de respostas mais rapidamente. Ainda vimos a importância dos tres "E" : eficiência, eficácia e efetividade e como cada uma dessas variáveis pode alterar o resultado final dos nosso trabalho.

Comentários

  1. Tatiane bom relato...vamos comletar?

    E sobre os estilos e técnicas de negociadores, o que tem para relatar?

    Augusto Rezende

    ResponderExcluir
  2. Oi Augusto, não sei como pude ter deixado de comentar isso. Bom, aprendi que existem diferentes estilos de negociadores: e que de uma forma geral ( mas não necessariamente permanente) as pessoas podem ser encaixadas em um destes: o catalisador, o apoiador, o controlador e o analítico. Não há um estilo mais ou menos melhor que o outro. São apenas formas diferentes de se analisar os problemas. E identificar a forma que o outro( e nos mesmos) interpretamos os estímulos externos pode nos ajuda a escolher a melhor estratégia de ação, poupando tempo e esforços desnecessários.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Tatiane...obrigado pelo complemento.

    Augusto Rezende

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas