Unidade temática 07 - Inovação

Augusto, hoje pela manhã não puder ir para a capacitação porque sofri um acidente na tarde de domingo e acabei ficando hospitalizada de domingo para segunda.Só consegui sair a tarde pois esperava a avaliação de um neurologista. Já conversei com o facilitador Delcio Reis sobre a reposição do trabalho e matéria perdida e apresentei um atestado médico para Cleide, nossa consultora educacional justificando a falta.Infelizmente só consegui pegar uma parte da atividade da tarde e pelo que entendi a discussão sobre a inovação e seus conceitos, identificando o que é inovação (um novo produto ou processo significativamente melhorado que tenha expressão financeira)e quais os tipo de inovação (de produtos, de processos, de um serviço, mercadologica e organizacional). Aprendi um pouco da diferença entre mudança e inovação,onde a primeira não necessariamente traz retorno financeiro, ou é significante para ser considerada inovação. Enfim, trabalhamos com os conceitos básicos dados pelo manual de Oslon, publicação da FINEP que rege sobre o que é inovação e a expansão deste marco conceitual. Postarei mais coisas a respeito assim que ler o material dado pela parte da manhã.

Comentários

  1. Que pena Tatiane..mas está tudo bem né? Espelro que sim.

    Faz o seguinte, de posse do material e pesquisas, relate um pouco sobre os conceitos que envolve "inovação", com isso fecho o dia para você. Pode ser?

    Te aguardo
    Augusto Rezende

    ResponderExcluir
  2. Bom Augusto, pelo lida que dei no material entendi que as estratégias de inovação dependem do mercado,da concorrência, alem do ambiente nacional e políticas públicas. As empresas podem usar mais de uma estratégia e podem ocorrer um mix de estratégias para os produtos ou serviços ( Imitadora, defensiva, tradicional, oportunista, dependente e ofensiva.) Cabe ao empreendedor decidir qual a melhor estratégia para sua empresa e o ali deve orienta-lo neste processo de decisão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas