Unidade Temática 07 - Inovação

No decorrer do assunto da unidade temática de hoje percebi que existem alguns conflitos no entendimento do papel do ALI entre os facilitadores, o que para nos na capacitação é muito prejudicial. Enquanto uns dizem que trabalharemos como vendedores dos serviços do sebrae e teremos função de captar empresas e sensibiliza-las para a importância do processo de inovação, outros dizem que nosso trabalho não é vender o sebrae mas sim instigar o empresário a pensar por conta propria e propor não soluções mas orgãos e pessoas que tenham estas soluções para seus problemas. Conversei pela parte da manhã com o facilitador dalcio reis e com nossa consultora educacional e falei das dificuldades que estava tendo em entender por fim o papel do ALI, e o sr. Dalcio ficou de conversar com o Rafael, coordenador do projeto regional sobre as diferentes colocações que estão sendo feitas pelos facilitadores sobre a nossa função.

Criticas e duvidas a parte, no dia de hoje aprendemos sobre as possíveis barreiras (falta de pessoas capacitadas, recursos...) e fatores impulsionadores( orgãos de fomento, de apoio a MPE) para o processo de inovação na micro e pequena empresa. Fizemos uma simulação do que o ALI deve saber identificar em uma empresa, e depois visitamos sitios de empresas e instituições que trabalham com as MPE's através de projetos, cursos de capacitação, fornecendo capital a juros mais baixos, entre outros (BNDS,SEDECT,FAPESPA...) O sr. Dalcio me parece ser uma pessoa bem experiente tanto teoricamente quanto na prática no trabalho com MPE's, hoje visitei seu curriculum lattes (iniciativa própria) e fiquei muito impressionada com sua "bagagem curricular".
No trabalho em equipe discutimos sobre as possiveis colocações e afirmações dos empresários e possíves respostas as suas dúvidas como ALI. Aprendemos a reconher o potencial e a possibilidade da inovação como estratégia de competitividade numa MPE.

Comentários

  1. Realmente Tatiane, o Dálcio é referência quando se fala em inovação no Brasil.
    Quanto a esse "nivelamento" no entendimento da atuação do Ali, vou encaminhar para a coordenação da capacitação, para melhor esclarecimento.
    E como identificar uma empresa com características inovadoras?

    Te aguardo.

    Augusto Rezende

    ResponderExcluir
  2. Augusto a empresa inovadora deve possuir algumas caracteristicas que são incomuns as práticas que gestão que são faladas no post seguinte que "azeitam" a o processo de inovação, como: a criatividade, que deve ser estimulada sempre entre os colaboradores da empresa, a comunicação deve ser clara de forma a transmitir a informação e ter um feedback, a capacitação,que ajuda a evoluir a capacidade da empresa em desenvolver produtos, serviços e processos, reconhecimento e recompensas,que estabelece objetivos claros, trabalho em equipe e processo de decisã, que deve ter sempre em mente a gestão participativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas