Unidade Temática 08 - Gestão da Inovação (1º dia)

Na unidade temática de hoje foi possível observar que para a inicialização do processo de inovação em uma MPE é necessário a realização de um diagnostico e através disso traçar os passos que devem ser seguidos para o sucesso final no processo de inovação. No entanto este processo de planejamento formal não é comum nas MPE's. Em uma empresa podemos inovar não só um produto, mas também toda a cadeia produtiva que o cerca como, por exemplo, no processo produtivo, organização ou mesmo uma nova estratégia de marketing.
Devido a falta de informação, mais de 90 % a MPE’s desconhecem os órgãos existentes de fomento e tecnologia e cabe ao ALI informar e aproximar esses empresários a esses órgãos. Compreendi que há oportunidades inovadoras na própria instituição ou em seu setor, sendo importante como ALI conhecê-las para propor pequenas inovações que gerem resultados econômicos para o empreendedor, favorecendo a permanência da MPE no mercado e gerando competitividade. Devo apontar o caminho para os empresários realizarem ações empreendedoras, para que estes me vejam como uma parceira e uma oportunidade de crescimento. E mostrar-lhes que os estilos de liderança são situacionais e que implicam no processo de inovação.
Pelo período da tarde aprendemos a preencher os formulários que nos auxiliarão no papel de ALI, orientando as perguntas que devemos fazer ao empresário para então poder dimensionar a inovação que poderemos implantar. O grupo em que trabalhei desenvolveu a atividade sem problemas, e tivemos nosso desempenho elogiado pelo professor.

Comentários

  1. Tatiane, bom dia.
    Preciso de complementos:

    - Em relação as etapas do processo de inovação na MPE.
    - Também as estratégias e as formas de acesso à inovação na MPE
    Te aguardo e bom trabalho.

    Augusto Rezende

    ResponderExcluir
  2. O processo de inovação é composto por algumas etapas, quais sejam: 1) Levantamento, onde será feito estimulo para sugestão de ideias) 2)2) Seleção ( a escolha das ideias que num primeiro momento que sejam mais viáveis) 3) Definição de recursos ( de onde será retirado os recursos que serão utilizados) 4) Implementação ( o processo de implantar as ideias escolhidas e com recursos definidos) e a ultima etapa que deve concomitante a todas as outras 5) a aprendizagem. E existem ainda 4 tecnicas principais de gestão que devem acompanhar todo este processo: criatividade,comunicação, capacitação e reconhecimento e recompensa. Quanto as formas de acesso podemos citar o benchmarking, parcerias com ict's, criação de uma area de inovação dentro da empresa, importação, alianças estratégicas, licenciamento, contratação de especialistas e pesquisa cooperativa. Obviamente existem outras mas estas são destacadas como principais. E dentro destas formas de acesso podemos classifica-las seguindo alguns critérios como nível de apropriação, nível de exclusividade, investimento financeiro necessário, tempo necessário para utilização e riscos de insucesso. Espero ter atendido a sua solicitação conforme o esperado. Qualquer outro esclarecimento é só solicitar novamente.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite TAti....obrigado pelo complemento.

    Augusto Rezende

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas