A fada verde



Hum alguns diriam que uma mulher que bebe absinto, não é uma mulher, mas um traveco disfarçado. A minha primeira garrafa foi por curiosidade, as outras foram pelo gosto mesmo. Adoro o absinto queimado com açucar derretido, um cheiro levemente adocicado. É uma pena (ou não) a garrafa ser tão cara. Pois se custasse menos acho que já não teria fígado. Alguém já viu a fada verde?

A tonalidade verde do absinto remete à Belle Époque, o efervescente período que marcou o início do século XX, sob o resplendor da Revolução Industrial e do revolucionário levante artístico que marcou o surgimento do Romantismo. Época da vida boêmia pelos cafés e boulevards da Paris que renascia a cada dia; e o absinto passou a ser conhecido como La Fée Verte ou The Green Fairy, a fada madrinha da nova expressão artística que ali surgia.

Apesar de ser sempre relacionado à França, o absinto é uma criação suíça. Destilados, seus ingredientes compõem-se de anis e uma diversidade de ervas das quais se destaca a Artemisia absinthium, responsável pela polêmica em volta do absinto, por conter substâncias alucinógenas( daí quem beber ver a tal da fada verde).
Na antigüidade, a planta da qual é extraída a matéria-prima para o preparo do absinto era um precioso elixir medicinal, recomendado por ninguém menos que o filósofo Hipócrates e o matemático Pitágoras.

Nas horas de descanso, Toulouse-Lautrec (pintor francês) não deixava de dar suas bebericadas. Oscar Wilde (dramaturgo) e Paul Verlaine (poeta) escreveram poemas em seu louvor. Degas, Manet, Van Gogh e Picasso fizeram o mesmo em seus quadros...Como vêem, só a "galera do mal" consumia essa bebida, e como estas grande figuras artisticas me servem de inspiração eu não podia ser diferente. Viva a fada verde!!!!

Como preparar absinto:http://www.youtube.com/watch?v=sM9aJXue7gE

Ps: A pedra branca que aparece no vídeo é açucar em cubo tá gente!!!!!!!!! Só pra título de informação.

Comentários

Postagens mais visitadas