Respeito


Amizade sem respeito não é amizade. As vezes eu me pego observando os comentários em orkut, facebook, twitter...Sim, eu me sinto uma verdadeira antropóloga de redes sociais analisando os códigos implícitos e por trás do discurso.  E é impressionante a falta de respeito que alguns comentários contém. As vezes não por maldade, mas por simples displicência de quem o deixou sem antes ter a certeza de que seu conteúdo seria entendido da forma correta.É claro que existem os enganos, as vezes criamos intimidades com pessoas que julgávamos próximas sem se-lo, isso é erro passível de qualquer pessoa e até certo ponto tolerável. 
O grande problema( e o que me incomoda) é quando o comentário é deliberadamente maldoso ou cruel, com claro intuito de constranger ou humilhar o outro. Talvez, em algumas ocasiões tenhamos nossa parcela de responsabilidade por permitir que pessoas criem este tipo de intimidade desrespeitosa, mas o que observo na maioria das vezes são comentário ingênuos da primeira pessoa com resposta publicas maldosas. 
Hoje abri meu orkut como faço religiosamente todos os dias, e um rapaz com quem quase nunca falo(na verdade 90% dos amigos em minhas páginas de redes só conheço de vista) havia postado uma frase em inglês que não me lembro o que dizia, mas logo abaixo havia o comentário de um "amigo" que estava publico e visível a todos:

"só colando coisas da internet, mal fala o português quer fingir que sabe algo de inglês. Burro que só tu!  huahuahuahau " 

E fiquei me perguntando: o que ganharia uma pessoa ao fazer um comentário dessa natureza? Não vou discutir o grau de intimidade que envolveria esta relação, seja entre amigos ou amorosa (homossexual, sei lá). O que me chama a atenção é a intenção deliberada e declarada de constranger o seu colega publicamente. É algo que não entendo, e sinceramente não sei se faço questão de tentar compreender ou arrumar desculpas que justifiquem esse tipo de comportamento. Se as pessoas se respeitassem mais, talvez metade dos problemas da humanidade sequer existissem. 
Uma simples e curta definição de respeito que achei na internet dizia assim: "Respeito é o ato de não fazer aos outros o que jamais gostaríamos que fizessem com a gente."
Já errei por falta de atenção ao não me colocar no lugar do outro. Mas se a falha for percebida ou comunicada um  pedido de desculpas é dado. 
Não façamos aos outros o que não gostaríamos que fizessem conosco.E longe de querer expressar demagogia barata, eu digo em alto e bom tom: Respeito é bom e eu gosto!  

"Os homens não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco até por si próprios." (Trotsky)

Comentários

  1. realmente a falta de respeito é uma droga.só pra pessoas sem ideia e pode machucar bastante,nÂo pratique ...fique ligado e pense antes de faltar com o respeito com alguém.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas