Conselho que te dou

Um conselho é uma ideia/perspectiva a cerca de um fato, que tenha sido solicitada a alguém da sua confiança e que conheça o contexto da sua realidade. O resto é opinião generalista de gente curiosa, querendo fazer experimento social ou traçar um comparativo com a tua vida como forma de validar as próprias escolhas.  Então, reintero, para ser considerado um conselho convém a existência de três variáveis: a) ser solicitado; b) ser dado por alguém da sua confiança; c) e que esta pessoa conheça integralmente o contexto sobre o qual opina. Pois bem, minha definição de "alguém de confiança" é de alguém que me conheça bem mas isso não basta para opinar. É necessário também conhecer o recorte contextual sobre o qual se opina e ter permissão para emitir um parecer situacional a depender da perspectiva que se observa. Satisfeita as três variáveis temos então um conselho. Que será avaliado, julgado e pensado, com mais ou menos cuidado a julgar pelo grau de laço de afetividade existente nas variáveis mencionadas. 
Tudo que fuja ao quadro exposto não deveria ser nomeado como conselho sob o risco de causar desperdício de tempo e energia para uma avaliação mais detalhada. E desperdício de recursos mentais e emocionais pode levar a exaustão além de outras debilidades psicológicas e quiçá físicas.
Durante minha gravidez, pude notar que existiam muitas opiniões generalistas disfarçadas de conselhos. Se quem as emitia me pegava em um bom dia, eu escutava com atenção, fingia surpresa como se ouvisse pela primeira vez e descartava na próxima lixeira mental. Se por azar ou infelicidade do individuo, eu estivesse com um humor agridoce (o que não é raro) a resposta poderia não ser no nível e tom educacional condizentes com minha escolaridade.
Então, por favor, antes de achar que está ajudando e se auto-congratular ao emitir suas  impressões sobre a vida alheia pense se o outro está realmente aberto ou disponível para recebê-las. Ou vc corre o risco de ser chamado de idiota mentalmente ou verbalmente.

Esse texto vai pra série "Gravidez e paciência zero"

Comentários

Postagens mais visitadas