Pasión por Renoir
Uma das (muitas) vantagens de viajar mundo afora é a oportunidade de conhecer culturas diversas, costumes singulares, pessoas diferentes. Isso é fato! Experimentar a culinária local, ir a uma festa regional é obrigatório. Posso dizer com toda certeza que soube aproveitar as viagens que fiz até hoje (não foram tantas mas todas bem proveitosas e aproveitadas). E como uma boa mulher solteira livre e desimpedida que sou, não poderia deixar de conhecer os homens estrangeiros, e hoje posso dizer com certeza que dos lugares onde estive, o homem brasileiro ainda é o melhor, mais cheiroso e mais gostoso. Libertinagem a parte,gostaria de falar um pouco a respeito do Museu do Prado na Espanha. Visitei vários outros também (inclusive o Louvre em Paris - me impressionou pelo tamanho). Mas o museu do Prado em especial, me encantou pela exposição que estava a mostra: Renoir. Numa exposição denominada "Pasion por Renoir".
As pinturas da escola impressionista sempre me encantaram mas confesso que tudo que conhecia a respeito do tema estava relacionado apenas ao pintor holândes Van Gogh e sua fase no impressionismo. Pouco conhecendo outros artistas. E Renoir simplesmente me encantou. Achei um comentário em um site onde dizia que Renoir encanta tanto talvez "pela sua maneira de procurar sempre retratar o que é bonito e agradável e deixar os problemas e as coisa feias para o universo do mundo real. Para o seu mundo de artista Renoir levava unicamente o que lhe fazia bem aos olhos e a alma. Por isso é fácil gostar de sua arte: não precisa ser interpretada ou lida de modo intelectualizado e nem confrontada com princípios ou idéias. Sem ser revolucionário e sem radicalizar contra qualquer conceito, Renoir firmou-se por uma aceitação quase universal. A sua idéia não era exatamente retratar a realidade, mas a maneira como essa realidade lhe causava uma impressão no instante dado.".
Renoir foi um dos poucos artista que conseguiu ter reconhecimento ainda em vida e notei sua paixão(diria quase obsessão) por retratar mulheres e flores( talvez até as comparasse)em várias de suas pinturas. Seus quadros são vibrantes,alegres e até ingênuos.Existe um leve sensualidade sem apelo erótico. Isso me agradou, na verdade me apaixonou. Por isso este post especial para tratar da vida deste pintor francês que até pouco tempo eu apenas eu ouvira falar mas não conhecia a obra. E recomendo a todos que tiveram paciência para ler até aqui que procurem na internet um pouco da vida e obra deste grande artista. E não querendo tirar o mérito do Lula, mas Renoir era o "cara".




Comentários
Postar um comentário